COP30: painel vai discutir papel dos catadores na reciclagem de alumínio

Sustentabilidade

A Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), o International Aluminium Institute (IAI) e o Aluminium Stewardship Initiative (ASI) promovem, nesta quinta-feira (13), o painel “Pessoas que movem a economia circular: integrando catadores à reciclagem de alumínio” dentro da programação da COP30. O objetivo é debater sobre o papel fundamental dos catadores na reciclagem de alumínio e as estratégias para integrá-los aos sistemas formais de reciclagem. O painel será apresentado na estrutura montada pela ABAL dentro da FreeZone Cultural Action, na Praça da Bandeira, em Belém.

O IAI está liderando, na COP30, iniciativas colaborativas para promover o compartilhamento de conhecimento, a inovação tecnológica e a mobilização de recursos financeiros em todo o setor do alumínio. Nesse contexto, o painel abordará como milhões de trabalhadores informais sustentam o sucesso da reciclagem global, embora ainda sejam amplamente invisíveis nas discussões sobre políticas climáticas e financiamento.

Enquanto a indústria do alumínio emprega diretamente 1,6 milhão de pessoas em todo o mundo, entre 15 e 20 milhões de catadores atuam de maneira informal na coleta e triagem de alumínio pós-consumo – um trabalho que mantém altas taxas de reciclagem e reduz emissões. Apesar disso, esses profissionais frequentemente não têm acesso aos benefícios e proteções garantidos por estruturas formais de trabalho.

O painel de especialistas da indústria irá:

Explorar formas práticas de integrar catadores aos mercados formais de reciclagem, alinhando-se a padrões internacionais de recuperação ética e inclusiva de materiais;

Discutir programas-piloto inovadores em andamento, como a iniciativa CARE, na Colômbia – liderado pela ASI com apoio do ISEAL Innovations Fund, o projeto testa novos modelos que combinam capacitação, incentivos econômicos e transparência na cadeia de suprimentos, criando caminhos para que catadores ingressem em mercados formais;

Examinar como otimizar estruturas de ação climática e padrões de origem responsável para reconhecer e apoiar as contribuições dos catadores, fortalecendo cadeias de valor mais justas e resilientes para materiais reciclados.


Marlen Bertram, diretora de Cenários e Projeções do International Aluminium Institute (IAI), afirma: “Cumprir as metas globais de reciclagem exige que todos os agentes da cadeia do alumínio trabalhem de forma integrada. Desde os produtores até os usuários finais — e, fundamentalmente, incluindo os catadores — precisamos construir sistemas que reconheçam e apoiem a contribuição de cada um. O alinhamento setorial em práticas responsáveis de reciclagem é essencial para alcançarmos nossos compromissos climáticos e garantir que ninguém fique para trás na transição para uma economia circular.”

Gabriel Carmona Aparicio, gerente de Pesquisa em Circularidade da Aluminium Stewardship Initiative (ASI), complementa: “Alcançar uma cadeia de valor verdadeiramente circular para o alumínio requer o reconhecimento de todos os atores que contribuem para a recuperação de materiais pós-consumo. Na ASI, estamos desenvolvendo abordagens práticas para apoiar a inclusão formal dos catadores nos sistemas de reciclagem. Esse trabalho fortalece a dimensão social da circularidade e alinha as práticas de reciclagem às expectativas internacionais de abastecimento responsável.”

Janaina Donas, presidente-executiva da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL),
destaca: “O Brasil e a América do Sul abrigam redes vibrantes de reciclagem informal que há décadas sustentam a economia circular da região. Ao sediarmos a COP30 em Belém, temos uma oportunidade única de mostrar como podemos liderar a criação de sistemas de reciclagem inclusivos, que valorizem a dignidade e o conhecimento dos catadores, ao mesmo tempo em que fortalecem nossa resposta coletiva às mudanças climáticas. Integrá-los aos mercados formais não é apenas uma questão econômica — é uma questão de justiça social e eficácia ambiental.”

Participantes do painel:

Janaina Donas, presidente-executiva da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) e mediadora do painel

Gabriel Carmona Aparicio, gerente de Pesquisa em Circularidade da Aluminium Stewardship Initiative (ASI)

Severino Francisco de Lima Junior, presidente da Aliança Internacional de Catadores de Materiais Recicláveis (IAWP, na sigla em inglês)

Sandrine Duquerroy Delesalle, vice-presidente global de Sustentabilidade e Relações Externas da Crown Holdings

Serviço:
Painel “Pessoas que movem a economia circular – integrando catadores à reciclagem de alumínio”

Data: 13 de novembro, quinta-feira
Horário:
das16h30 às 17h30
Local:
Domo da ABAL e do Centro Cultural do Alumínio (CCAL) na FreeZone Cultural Action – Praça da Bandeira – Rua João Diogo, 316, Campina – Belém (PA)