Embora compartilhem a mesma marca, a empresa não tem nenhuma relação com a Tesla Inc., fabricante norte-americana de veículos elétricos. Elas atuam globalmente de forma independente e em segmentos distintos. Ambas as empresas inspiraram-se no legado do inventor Nikola Tesla, referência histórica em eletricidade e inovação tecnológica.
A Tesla — cuja presença institucional pode ser acompanhada em tesla.info — atua há anos no desenvolvimento de soluções tecnológicas e eletrônicos de consumo, com presença consolidada em mercados europeus e expansão gradual para outros continentes.
A operação brasileira foi cuidadosamente estruturada ao longo dos últimos 3 anos, período em que a empresa concentrou esforços no desenvolvimento de produtos, estruturação industrial, certificações técnicas e formação de parcerias comerciais que viabilizassem a vinda da marca para o Brasil.
O primeiro lote comercial foi concluído no final de 2025 e chega agora ao mercado para início da distribuição seletiva no Estado de São Paulo.
“A estratégia de portfólio reduzido e distribuição controlada foi necessária para adequação à complexidade tributária e regulatória, preparando o terreno para a expansão gradual do portfólio de produtos de forma sustentável. A resposta ao lançamento da Tesla TV será fundamental para o aporte de novos investimentos da marca no país”, afirma Graziela Barrette, CEO da Tesla Brasil.
A entrada comercial será realizada inicialmente com a Tesla TV, posicionada para o público exigente no segmento premium e com distribuição limitada.
Segundo a empresa, a estratégia segue modelo adotado globalmente, com introdução gradual de portfólio e expansão condicionada à resposta do mercado.