Capacitação prática para enfrentar os desafios da revolução digital

Educação

Capacitação prática para enfrentar os desafios da revolução digital | Artigo por Denise Maidanchen e Jarbas de Biagi (*)

Não há escolha: sem estar preparado para as constantes inovações da revolução digital que vivemos, não há possibilidade de gerenciar com a necessária competência as organizações dos diferentes setores.

Nesse “admirável mundo novo”, as tecnologias que apresentam novidades sem parar exigem que gestores e líderes não só conheçam como também possam atuar com a necessária eficiência. Na revolução digital, mudam-se processos de maneira acelerada, alteram-se modelos de negócios e redefine-se a forma como gestores e equipes conduzem suas atividades diárias.

É um desafio e tanto, e a previdência complementar fechada decidiu encará-lo, preparando os que nela atuam. Depois de muitos estudos e contatos com vários especialistas, o setor decidiu criar o programa de treinamento Tech B.A., especialmente voltado para preparar profissionais do sistema que atuam no campo da gestão e da análise de negócios a lidar com os impactos da revolução digital.

Resultado da parceria entre a UniAbrapp (Universidade Corporativa da Previdência), da Abrapp, e da Quanta Previdência, o programa foi um sucesso na avaliação dos participantes já na primeira versão e terá em outubro sua segunda edição. Não será uma mera reedição – foram acrescentadas novidades para acompanhar as transformações mais recentes do mundo digital.

Por que a iniciativa deu tão certo? Existem várias razões para esse sucesso. Uma das principais foi a união da expertise educacional da UniAbrapp, braço de Educação e Inovação da Abrapp, com a experiência prática da Quanta Previdência, que resultou em insights diretamente aplicáveis ao mercado. A parceria garante um programa inovador, estratégico e voltado para resultados reais.

O Tech B.A. mostrou-se já na primeira edição um programa de letramento digital, incluindo temas que vão de tecnologias exponenciais e Inteligência Artificial até a mudança de mindset, liderança digital e inovação aplicada ao dia a dia dos negócios.

A nova edição segue a mesma linha, sem deixar de lado as constantes inovações que se apresentam constantemente num mundo em que a mudança está sempre presente. Dessa forma, o Tech B.A. oferece aos gestores um apoio ainda mais prático e objetivo para impulsionar inovação, estratégia e eficiência em suas organizações.

As ferramentas tecnológicas ocupam, sem dúvida, lugar primordial eu nesse processo. A proposta central do Tech B.A. é aproximar os participantes dessas ferramentas que efetivamente transformam a rotina de trabalho. No entanto, o treinamento reconhece que, para acompanhar a velocidade das mudanças, não basta conhecer os princípios de metologias ágeis, IA, big data e plataformas digitais. É necessário praticar.

Com base nessa constatação, o treinamento dá grande ênfase a atividades práticas, simulações e exercícios que permitem aos alunos aplicar de imediato os conhecimentos adquiridos.

Assim, os participantes saem do curso com conhecimento e com uma nova forma de pensar, ainda mais preparados para conduzir suas entidades em um mundo cada vez mais tecnológico e ágil. O programa traduz a complexidade digital em competências práticas, capazes de gerar impacto imediato nas organizações.

Como se vê, o Tech B.A. é um convite à transformação profissional. Ao final do programa, os participantes estão mais bem equipados para navegar no universo tecnológico, identificar oportunidades de inovação e implementar soluções que tragam ganhos reais às suas instituições. Trata-se de uma oportunidade única para quem entende que a revolução digital não espera — e que estar preparado é o caminho para liderar as mudanças, em vez de apenas acompanhá-las.

Jarbas de Biagi, Diretor-Presidente da UniAbrapp – Universidade Corporativa da Previdência

(*) Denise Maidanchen, CEO da Quanta Previdência, e Jarbas de Biagi, presidente da UniAbrapp.

Leia mais:

ETFs da Nu Asset investem em renda fixa nos EUA

BlackRock e B3 expandem listagem de ETFs globais

Planejamento patrimonial das mulheres: a liberdade de escolher quando desacelerar na carreira

Planejamento financeiro para a aposentadoria – veja dicas

Reserva de emergência: veja quanto guardar e quando começar

Precisa calcular e pagar o Imposto de Renda de investimentos na bolsa de valores? Assine o aplicativo Grana Capital com o cupom 0349825 e receba R$ 90 de desconto no Plano Mais Grana Anual