Eike Batista aponta fim da era do petróleo e aponta as novidades
Depois de figurar como o 7º mais rico do mundo em 2012 no auge da petrolífera OGX, do Grupo EBX, o empresário Eike Batista apontou hoje (29/10/2025) o fim da era do petróleo.
“Até 2030, o petróleo estará entre US$ 25 e US$ 30 por barril. A era do petróleo acabou. Nós estamos no pico (Brent a US$ 64 por barril). Acabou porque não dá para concorrer com o mundo elétrico”, afirmou Eike Batista, ao participar do Painel GCB, realizado hoje (29/10), em São Paulo.
No evento, Eike Batista destacou todos os projetos que desenvolveu e que tiveram sucesso nas três décadas anteriores. Ele ainda forneceu sua versão sobre a “crise de confiança” que atingiu o Grupo EBX na década passada.
“Eu sofri em todas as companhias uma corrida (do mercado) para sair fora. Um problema de confiança. Para meus projetos multibilionários não pararem, eu disse US$ 50 bilhões (em investimentos). Se projetos desse tamanho param, viram sucata. O que eu fiz? Eu chamei novos sócios e vendi literalmente a um centavo de dólar. Tem que ser muito desprendido para fazer isso. Eu fiz. É por isso que os legados estão todos em pé”, contou.
O empresário e consultor divulgou seus projetos atuais: um Super Porto em Peruíbe (SP), o desenvolvimento da “Super Cana” e de um “duto de soja”.
Super Cana e baterias de sódio
Em sua argumentação sobre o fim da era do petróleo, Eike Batista abriu um espaço em seu discurso para elogiar o trabalho de duas estatais brasileiras. “A Petrobras faz um trabalho extraordinário na exploração de petróleo do pré-sal”, afirmou. “Ninguém fala da Embrapa, do trabalho fantástico que faz em pesquisa e tecnologia (para o agronegócio)”, destacou.
Entre seus projetos, Eike Batista divulgou o desenvolvimento da “Super Cana”. “São 20 anos de pesquisa. (A Super Cana) Vai substituir 80% do plástico do planeta. Onde está a revolução? É duas a três vezes maior a produção de etanol por hectare”, disse o empresário referindo-se ao ganho de produtividade da plantação da cana-de-açúcar que atinge mais 1,80 metro de altura.
Em outro aparte, Eike Batista ainda comentou a disrupção no mercado de baterias para carros elétricos. “Hoje, uma bateria de lítio custa US$ 8 mil. A bateria de sódio (de sal) custa US$ 1,6 mil. Isso vai mudar tudo. O mineração de lítio acabou. O carro à combustão acabou. O mundo é elétrico. Empresas que não enxergam concorrentes com tecnologia superior, simplesmente morrem”, apontou.
Super Porto em Peruíbe (SP) e Duto de Soja
Sobre o Super Porto no litoral paulista, Eike contou que a construção deve durar sete anos e acredita na aprovação do projeto pelo governo por causa do forte crescimento das exportações brasileira de milho e soja nos próximos anos.
“É a última área disponível na costa de São Paulo, ali em Peruíbe, está a 70 quilômetros de Santos. Na época da safra, no Porto de Santos, os caminhões chegam e ficam até 30 dias esperando um navio entrar. Só para dar noção, o Brasil toma um prejuízo de US$ 500 milhões só pelo atraso nos embarques. (Diante disso) Vão aprovar (o Super Porto) porque graças a Deus, todo ano tem recorde de tudo. Milho, Soja. O Brasil continua crescendo e vamos precisar dos dois portos (Santos e Peruíbe)”, disse.
Além da construção do porto, Eike também divulgou seu projeto de um duto de soja até o porto. “Caminhão e trem é coisa do século passado, podemos levar a soja até o porto por meio de SojaDuto. Qual é o risco? É muito mais barato que caminhão ou trem”, afirmou.
Evento: 9º Painel GCB, da GCB Investimentos.
Leia mais:
SUIN11 – Conheça o Fundo de infraestrutura da SulAmérica negociado na bolsa de valores
GOLB11 – Conheça o ETF de Ouro negociado na bolsa de valores
Nu Asset lista ETF de Tesouro Selic na B3
GICP11 – Genial anuncia ETF de crédito privado