Instituto Ânima apresenta metodologias e evidências para políticas públicas educacionais

Educação

No dia 9 de setembro, terça-feira, o Instituto Ânima estará presente na XIII Reunião da ABAVE (Associação Brasileira de Avaliação Educacional) para destacar como pesquisas e evidências podem orientar políticas públicas com impacto real na educação. Durante o encontro, o instituto apresentou suas metodologias e resultados alcançados em diferentes territórios.

Um levantamento inédito do Instituto, apresentado no evento, mostra que as competências socioemocionais — como saber conviver de forma respeitosa, tomar decisões conscientes e gerenciar as próprias emoções — constituem o principal fator associado a um propósito de vida positivo entre os estudantes, apontado por 54,95% dos participantes. Em seguida aparecem a relação aluno-professor (14,76%), a saúde mental (14,55%), o apoio da família (11,02%) e as características individuais (4,71%).

A mesa de debate foi conduzida pelo LIPPE (Laboratório de Inovação em Políticas Públicas Educacionais), do Instituto Ânima, que desenvolve programas em parceria com secretarias estaduais de Educação. O laboratório tem como propósito fortalecer a formação continuada de profissionais da área e aproximar pesquisa e prática para melhorar a aprendizagem escolar.

Participaram da conversa Gustavo Mendonça, gerente executivo do LIPPE; Letícia Vieira, doutora em Educação e membro do Comitê Científico do LIPPE; Ricardo Madeira, pesquisador membro do Comitê Científico do LIPPE; e Roberta Biondi, gerente de pesquisas do LEPES (Laboratório de Estudos e Pesquisas) da USP (Universidade de São Paulo).