Decisão de Jair Bolsonaro?!
Erich Decat, head de análise política da Warren Investimentos
05/12/25
Os últimos dois meses foram marcados por um processo contínuo de enfraquecimento e isolamento político do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Condenado pelo STF e atualmente preso, o esvaziamento de sua força no tabuleiro político ficou evidente na incapacidade de mobilizar apoio no Congresso para o PL da Anistia/PL da Dosimetria, proposta que foi, na prática, descartada até por lideranças de centro habitualmente simpáticas ao ex-presidente nas redes sociais.
Nesse ambiente, abre-se espaço para que o Centrão avance sobre a lacuna de liderança deixada por Bolsonaro e tente assumir a condução da montagem de uma futura candidatura presidencial de centro-direita.
Hoje, o nome que mais se destaca nessa articulação é o do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.
É nesse tabuleiro que deve ser lida a matéria publicada hoje, com declarações off the record atribuindo ao ex-presidente (ou a seu filho Flávio) a suposta decisão de que Flávio Bolsonaro seria o seu herdeiro político.
Do ponto de vista analítico, uma decisão dessa magnitude não seria anunciada via off a um único veículo. É pequeno demais para o modus operandi da família Bolsonaro, e para o peso simbólico que tal escolha teria dentro da direita.
A interpretação mais plausível é que se trata de um balão de ensaio: uma tentativa de recolocar Bolsonaro no centro do processo decisório da direita e forçar os dirigentes do Centrão a considerarem que o “jogo” ainda não está resolvido.
A simples circulação dessa informação já cumpre o papel de tensionar o ambiente e reposicionar atores.
Vamos acompanhando.
Direto de Brasília.
Autor: Erich Decat, head de análise política da Warren Investimentos
Leia mais:
TAGC11 – Conheça o Fiagro da TAG Edge
GOLB11 – Conheça o ETF de Ouro negociado na bolsa de valores
Nu Asset lista ETF de Tesouro Selic na B3
GICP11 – Genial anuncia ETF de crédito privado