Empreendedores atuam na operação local enquanto a Seazone cuida da gestão digital, com mais de 111 franquias em operação; empresa não cobra royalties
Com mais de 2,5 mil imóveis sob gestão em 61 cidades brasileiras, a Seazone, maior gestora de imóveis do Airbnb no Brasil (e classificada pelo site de locação como Superhost), tem nas microfranquias a base para um crescimento descentralizado, eficiente e com presença local de qualidade. O modelo já conta com mais de 80 franqueados ativos e é considerado peça-chave na estratégia da empresa para manter padrão de atendimento, eficiência operacional e escalabilidade com baixo custo.
Cada franqueado é responsável pela operação presencial dos imóveis em sua região, cuidando de atividades como check-in, limpeza, manutenção, lavanderia e suporte ao hóspede. Em contrapartida, é remunerado com 8% da receita das diárias dos imóveis que opera; esse valor, em regiões com alta taxa de ocupação, pode representar uma fonte relevante de renda recorrente.
“Nosso modelo alia tecnologia com operação local. O franqueado é o rosto da Seazone para o hóspede e o ‘guardião da experiência’ no imóvel. Ao mesmo tempo, conta com toda uma estrutura digital e centralizada para fazer a gestão fluir com eficiência”, explica Mônica Medeiros, sócia e CCO da Seazone.
Pelo modelo de franquia, há o pagamento de uma taxa única, cujo valor pode variar conforme a praça e o potencial de imóveis a serem operados. Os franqueados contam com treinamento completo, acesso aos sistemas proprietários da Seazone e suporte contínuo da equipe central, além de acesso a materiais, manuais e instrumentos de aperfeiçoamento. Contam, ainda, com um sistema próprio de gestão e acompanhamento do trabalho e do recebimento dos pagamentos.
Essa estrutura permite que a Seazone mantenha uma operação enxuta, mesmo com atuação em dezenas de cidades e milhares de imóveis.
SPOT
E para quem pretende investir em imóveis de locação de short stay (plataformas como Airbnb, Booking), a Seazone oferece a linha de empreendimentos SPOT – imóveis equipados com todas as facilidades para esse tipo de hospedagem, visando à alta rentabilidade e baixa taxa de vacância.
Os imóveis são oferecidos a preço de custo, com uma excelente oportunidade de investimento, tendo em vista que o empreendimento é planejado justamente visando a atrair uma alta demanda de turistas e, portanto, a ter elevadas taxas de ocupação e margem, já descontados, inclusive, os custos com a gestão das unidades”, acrescenta Mônica. A Seazone já conta com empreendimentos SPOT prontos ou em construção em destinos como Florianópolis, Bonito, Foz do Iguaçu, Urubici, Salvador, Penha (Beto Carrero), Trancoso, Goiânia e Fortaleza.
Considerando as duas frentes de negócios, a gestão de imóveis e os empreendimentos da linha SPOT, o modelo da Seazone tem se mostrado eficiente. A empresa administra hoje mais de R$ 1.5 bilhão em ativos imobiliários e VGV de mais de R$ 600 milhões, resultado da combinação entre eficiência local e inteligência de mercado.
“É uma proposta que gera valor para todas as pontas: o franqueado ganha com a performance e estrutura digital, o proprietário tem seu imóvel bem cuidado e com alta ocupação, e o hóspede encontra um padrão profissional em qualquer destino”, complementa Mônica.