Certificação em investimentos sustentáveis estará disponível em 2026
A Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) lançará uma nova microcertificação sobre investimentos sustentáveis em parceria com o Princípios para Investimento Responsável (PRI), iniciativa da ONU. O treinamento gratuito estará disponível no aplicativo Anbima Edu no primeiro trimestre de 2026. A novidade foi anunciada em 6 de novembro, no último dia do PRI In Person, evento realizado em São Paulo.
“A Anbima se conecta com o mercado e com os profissionais para entender o que eles precisam e, a partir disso, criar microcertificações. Sempre que possível, gostamos de fazer isso com parceiros como o PRI, que é uma das grandes referências em investimentos sustentáveis. Essa agenda demanda celeridade do mercado, por isso estamos unindo forças com quem é referência no tema”, disse Marcelo Billi, superintendente de Sustentabilidade, Inovação e Educação da Anbima.
O executivo explica que a microcertificação traduz o esforço da Anbima de disseminar conteúdos diferenciados e capacitar cada vez mais profissionais do mercado de capitais.
“Um dos grandes desafios em educação é oferecer conteúdo de qualidade, em uma metodologia atrativa para os profissionais, e o outro é dar escala a esse conteúdo”, comenta.
Segundo ele, em temas como sustentabilidade, é importante contar com players nativos desse ecossistema, que têm experiência e ampla capacidade técnica no tema.
“Unindo o conhecimento técnico e aprofundado dos parceiros ao nosso ecossistema com mais de 600 mil profissionais certificados, alcançamos a capilaridade necessária para oferecer capacitação de qualidade para milhares de pessoas no setor financeiro”, completa.
Como será a microcertificação
A microcertificação será construída a partir de um curso introdutório sobre ESG (questões ambientais, sociais e de governança, na sigla em inglês) do PRI. O material será adaptado à metodologia da Anbima.
“Não faz sentido gastar recursos fazendo do zero algo que já existe e está bem-feito. Essa não é uma agenda competitiva, é colaborativa: queremos que todo o mercado se capacite”, explica Billi.
“Como é um curso básico, devemos aproveitar a maior parte do conteúdo, mas vamos tropicalizar, ou seja, adaptar à realidade brasileira, trazendo exemplos locais e alinhando o conteúdo à regulação e à autorregulação locais.”
Para os profissionais, a certificação será uma porta de entrada para o universo dos investimentos sustentáveis, e também para conhecer o próprio PRI.
“É o básico que o gerente, assessor ou consultor precisa para saber sobre o que é essa ESG e quais são as ferramentas disponíveis”, afirma Billi. “Quem gostar e quiser se aprofundar mais poderá buscar outros cursos do PRI”, finaliza.
Anbima no PRI In Person
A associação patrocinou e marcou presença nos três dias da conferência. Além de um estande na área de expositores, contribuiu com debates na programação oficial e organizou o evento paralelo “Brazil overview: credibility and opportunities in sustainable finance”.
Sobre o evento
O PRI In Person é a conferência global organizada pelo PRI (Princípios para o Investimento Responsável, na sigla em inglês), da ONU, entidade que promove a adoção de fatores ESG (ambientais, sociais e de governança) no mercado de capitais.
Realizado este ano no Brasil, de 4 a 6 de novembro, no Centro de Convenções Anhembi, em São Paulo, o fórum reuniu mais de mil lideranças e profissionais da indústria de investimentos.
Sobre a Anbima
A Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) representa mais de 300 instituições de diversos segmentos. Dentre seus associados, estão bancos comerciais, múltiplos e de investimento, asset managements, corretoras, distribuidoras de valores mobiliários e consultores de investimento. Ao longo de sua história, a Associação construiu um modelo de atuação inovador, exercendo atividades de representação dos interesses do setor; de autorregulação e supervisão voluntária e privada de seus mercados; de distribuição de informações que contribuam para o crescimento sustentável dos mercados financeiro e de capitais; e de educação para profissionais de mercado, investidores e sociedade em geral.
Conteúdo: Anbima
Leia mais:
SUIN11 – Conheça o Fundo de infraestrutura da SulAmérica negociado na bolsa de valores
GOLB11 – Conheça o ETF de Ouro negociado na bolsa de valores
Nu Asset lista ETF de Tesouro Selic na B3
GICP11 – Genial anuncia ETF de crédito privado
ETFs da Nu Asset investem em renda fixa nos EUA
BlackRock e B3 expandem listagem de ETFs globais
Black do Grana Capital, o maior desconto do ano em novembro de 2025.