Descartes apresenta inovações em IA para ajudar a melhorar as operações de supply chain e logística

Negócios Tecnologia

A Descartes Systems Group, líder global em conectar empresas com operações logísticas intensivas no comércio, apresentou suas mais recentes inovações tecnológicas com foco em inteligência artificial (IA) e automação avançada durante a Manifest 2026, que aconteceu de 9 a 11 de fevereiro, em Las Vegas. As soluções da Descartes utilizam sua Global Logistics Network para ajudar organizações de todos os portes a operarem de forma mais inteligente, segura e resiliente em ambientes complexos de supply chain e logística, nos quais execução, conformidade regulatória e mitigação de riscos são fatores críticos.

“IA e automação orientada por dados estão se tornando essenciais para a gestão dos negócios modernos, e os líderes de logística estão sob pressão para operar de forma mais inteligente, segura e rápida em supply chains cada vez mais complexos”, afirma Ken Wood, Vice-Presidente Executivo de Gestão de Produtos da Descartes. “Os participantes do supply chain precisam ter acesso a dados limpos, formatados, em tempo real e entre empresas, provenientes de uma fonte confiável. Na Manifest, estamos demonstrando como nossas soluções de inteligência de comércio global, sistemas para freight forwarders e despachantes aduaneiros, gestão de transporte, além de soluções para frota e last mile, podem utilizar os dados da nossa Global Logistics Network para apoiar operações logísticas críticas com maior confiança, controle e vantagem competitiva.”

Entre as inovações apresentadas estão soluções de inteligência de comércio global baseadas em AI para gerenciar riscos regulatórios, tarifários e de conformidade, incluindo triagem de partes restritas que, com supervisão humana, reduz falsos positivos a frações de um por cento, aumentando significativamente a eficiência de organizações com grandes volumes de verificação. A empresa também apresenta classificação habilitada por IA para acelerar a busca por produtos e melhorar a precisão e a consistência das decisões de importação e exportação, além de recursos de Agentic AI capazes de identificar rapidamente padrões, tendências e anomalias comerciais em grandes volumes de dados por meio de consultas em linguagem natural, tornando informações complexas de comércio global mais acessíveis e acionáveis.

O portfólio também inclui aprimoramentos em IA para sistemas empresariais de freight forwarders e brokers que atuam em operações reguladas complexas, com automação para converter documentos comerciais estruturados e não estruturados em registros alfandegários e de segurança digitalizados com precisão, reduzindo esforço manual, melhorando a qualidade dos dados e acelerando o processamento. Há ainda recursos avançados de conformidade para atender exigências de registros de segurança e requisitos aduaneiros, facilitando o comércio legítimo e mitigando riscos de compliance, além de rastreamento aprimorado e integrações ampliadas que aumentam a visibilidade das remessas, simplificam fluxos de trabalho e permitem que prestadores de serviços logísticos escalem suas operações mantendo controle e qualidade no atendimento ao cliente.

No campo da gestão de transporte e da visibilidade em tempo real, a Descartes apresenta inovações em IA que automatizam o engajamento com motoristas, a continuidade do rastreamento, a confirmação de chegada e saída e a coleta de comprovantes de entrega (POD), permitindo que as equipes operacionais se concentrem em atividades de maior valor. As soluções também ajudam a atingir os KPIs de visibilidade exigidos pelos clientes por meio de comunicação automatizada baseada em exceções, recuperação de informações, confirmação e captura de documentação.

As capacidades de frota e last mile habilitadas por IA foram desenvolvidas para garantir uma execução mais confiável e rentável das entregas. Entre os recursos estão tecnologias de segurança para monitorar o comportamento de condução e tratar riscos de forma proativa, previsões de tempo de serviço continuamente refinadas com base em condições em tempo real como tráfego, clima e restrições de entrega, além de análises que identificam e mitigam proativamente riscos operacionais, ajudando os clientes a manter a confiabilidade do serviço em larga escala.