Educa Week 2025 – Fórum Nacional das Escolas Confessionais
“Missão, Carisma e Sustentabilidade: Construindo o Futuro da Educação Confessional”
O Fórum Nacional de Escolas Confessionais, que acontecerá durante a Educa Week 2025 em São Paulo, reunirá escolas e redes confessionais de todo o Brasil em um encontro voltado a fortalecer a missão, a identidade, o compromisso social.
Estarão presentes mantenedores, gestores, coordenadores pedagógicos e de pastoral das principais redes de educação confessional do país, para dialogar sobre inovação, sustentabilidade, formação de educadores e internacionalização, alinhando excelência acadêmica e experiência.
O objetivo do evento é promover uma jornada de reflexão e cooperação em torno dos desafios contemporâneos da educação confessional, conciliando inovação e sustentabilidade sem perder de vista o carisma e os valores que fundamentam essas escolas.
O fórum propiciará um ambiente de troca de experiências e construção coletiva de soluções para assegurar que as escolas confessionais continuem sendo referências de excelência acadêmica, formação integral e impacto social.
Mais que um encontro, o Fórum Nacional de Escolas Confessionais é um convite a experimentar a força da colaboração, a riqueza da tradição e a ousadia da inovação. Junte-se às principais redes confessionais do país e contribua para construir o futuro da educação com fé, valores e compromisso social.

Programação
DIA 8/10 – 14h
Painel 33 – Jubileu do Mundo Educativo: 65 Anos da Gravissimum Educationis e o Pacto Educativo Global
O Jubileu do Mundo Educativo é um evento organizado pelo Dicastério para a Cultura e a Educação do Vaticano, que acontecerá em Roma, de 27 de outubro a 2 de novembro de 2025, durante o Jubileu de 2025.
No evento, religiosos, gestores e mantenedores de redes confessionais do mundo todo estarão reunidos com para comemorar o legado da Declaração Gravissimum Educationis e refletir sobre como o Pacto Educativo Global pode inspirar novas práticas.
Além do marco comemorativo, educadores, estudantes e especialistas são convidados a refletir sobre a educação como ferramenta de transformação, integrando fé, pedagogia e o cuidado com as novas gerações em um tempo de esperança e reconciliação.
Nesse painel, gestores e mantenedores de redes confessionais estarão reunidos com o representante do Dicastério para a Cultura e Educação do Vaticano, e com representantes das entidades responsáveis pela representatividade do Brasil no Jubileu, para apresentarem os preparativos e as expectativas do Vaticano e da delegação brasileira.
Um convite para a comunidade educativa confessional unir passado e futuro: celebrar os 65 anos de uma Declaração que marcou a educação católica e, ao mesmo tempo, abraçar o Pacto Educativo Global como horizonte de esperança e de ação para as próximas gerações.
Painelistas:
– Pe. Ezio Bono – Dicastério para a Educação e Cultura – Vaticano.
– Paulo Moregola – FTD Educação
DIA 9/10 – 9h
Painel 30 – Governança e Sustentabilidade em Redes Confessionais: Empreender sem Perder o Carisma
Para as escolas confessionais, assegurar a perenidade dos seus projetos educativos passa por muito mais do que equilibrar receitas e despesas: é preciso harmonizar a gestão com a missão de formar a pessoa humana e contribuir para o bem da sociedade.
Este painel convida gestores e mantenedores das redes confessionais a refletirem sobre como inovar nas práticas de governança, diversificar fontes de recursos e desenvolver parcerias, garantindo ao mesmo tempo a fidelidade ao carisma e aos valores que sustentam cada instituição, priorizando uma educação humanista e solidária que coloca a pessoa no centro, promovendo relações justas e cuidando da Casa Comum.
Entre os temas em pauta teremos Modelos de gestão e transparência, Captação de recursos e sustentabilidade, Governança alinhada ao carisma, Empreendedorismo social e inovação.
O painel pretende gerar reflexões e estratégias práticas para que as redes confessionais continuem crescendo de maneira responsável e profética, preservando o carisma que as originou e respondendo aos desafios do nosso tempo.
Painelistas:
– June Cruz – Rede Marista
– Pedro Risaff – Rede Jesuíta
– Saulo Maciel – Rede Santa Catarina
– Eduardo Flauzino Mendes – Rede Agostinianos
– Mediador – Marcos Talarico
Dia 9/10 – 11h
Painel 31 – Escolas Confessionais Globais: Internacionalização com Valores
A globalização tornou a sociedade contemporânea multicultural e interligada, e as escolas confessionais não podem se fechar a esse fenômeno. Ao mesmo tempo, a internacionalização não é sinônimo de diluição da identidade: é uma oportunidade de diálogo e enriquecimento mútuo. Conforme destacam orientações da Santa Sé, os colégios católicos devem estar abertos às outras culturas, promovendo um autêntico diálogo intercultural, sem abdicar de sua missão e valores.
Este painel reúne gestores e mantenedores de redes confessionais para refletir sobre como integrar a perspectiva global — com intercâmbios, parcerias e programas no exterior — sem abrir mão da identidade e dos valores cristãos. Serão apresentados cases de internacionalização que respeitam o carisma institucional e transformam diferenças em oportunidades de crescimento, destacando que a fidelidade criativa à missão é possível mesmo em contextos multiculturais.
Este painel mostra que é possível ser global e permanecer fiel ao carisma: internacionalizar com valores, para formar cidadãos do mundo que sejam enraizados na fé e comprometidos com o bem comum.
Painelistas:
– Luciana Drumond – Rede Marista
– João Rodrigo Agildo – Rede Jesuíta
– Tiago Cataldi – Rede Santa Catarina
– Adriana Ruiz – Santa Marcelina
– Mediadora: Karina Bolsam
DIA 10/10 – 11h
Painel 32 – Arte, Cultura, Esporte e Espiritualidade: A Formação Estética no Ensino Confessional
A educação confessional sempre teve na dimensão estética uma de suas forças transformadoras: ensinar a enxergar o belo, cultivar a sensibilidade e despertar um olhar amoroso sobre o mundo. Este painel reúne gestores e mantenedores de redes confessionais para refletir sobre como a arte, a cultura, o esporte e a espiritualidade podem e devem permear o currículo e a vida escolar, formando pessoas íntegras, criativas e comprometidas com o bem comum.
Serão apresentadas experiências concretas de escolas confessionais que encontraram formas inovadoras de integrar música, teatro, artes visuais, dança e esportes à proposta pedagógica, sempre em diálogo com a espiritualidade que sustenta o carisma da instituição. Debateremos como essas iniciativas contribuem para desenvolver competências socioemocionais, reforçar valores e fortalecer a identidade das escolas. Será um espaço de inspiração e planejamento, contribuindo para que a formação estética seja vivida como parte integrante da missão educativa.
Painelistas:
– Ricardo Timm – Marista
Mediadora: Sueli Abrão