Como é empreender no setor de IA no Brasil?
Empreender não é somente abrir uma empresa, existem muitos requisitos por trás que precisam ser abordados quando o assunto é investir.
É necessário ter coragem para sonhar, arriscar, aprender e construir novos caminhos. No Brasil, os desafios são grandes, mas as oportunidades também podem ser.
Segundo uma pesquisa realizada pela Gartner, até 2026 mais de 80% das empresas utilizarão modelos ou interfaces de programação de aplicações de Inteligência Artificial Generativa (GenAI), ou irão implementar aplicações habilitadas para essa tecnologia em seus ambientes de produção.
Este mercado abre novas possibilidades para empresas inovadoras, como é o caso da Zappts. Fundada em 2014, a companhia iniciou como uma consultoria em engenharia de software.
No entanto, hoje é considerada uma das principais vozes em inovação com IA no país. Com um hub de inovação no Parque Tecnológico de São José dos Campos e parcerias estratégicas, como a colaboração de cinco anos com a seguradora Porto, a empresa consolida-se constantemente no mapa nacional.
Neste contexto, a empresa se apresenta como uma das que mais avançam na aplicação prática da inteligência artificial no Brasil.
O CEO, Pablo Augusto, tem apostado na tecnologia que se integra a processos críticos, indo além da automação básica, gerando autonomia dos processos e das tomadas de decisão de negócio e revela sobre empreender:
“Empreender com Inteligência Artificial é acreditar que a tecnologia é aceleradora do potencial, mas não uma substituta do trabalho humano. O futuro é agora, nós já vivemos a realidade da inteligência digital e a melhor escolha que podemos fazer é participar dela e aprender com tudo o que ela tem a oferecer. Adaptar-se rapidamente à novas tecnologias é essencial, ainda mais nestes tempos de IA avançando exponencialmente todos os dias”, diz Pablo.
A empresa realizou a Pesquisa Panorama da IA no Brasil, que demonstra o potencial de mercado, e chegou à conclusão dos seguintes dados: 3 em cada 4 empresas (74,1%), tem potencial percebido de que a IA é a “melhoria da eficiência operacional”.
Já em relação à inovação e impacto nos negócios, 67,7% das empresas afirmam que a IA já mudou a forma como as decisões são tomadas. Outra análise revela que os principais impactos da IA nas decisões são: mais decisões baseadas em dados (61,9%), decisões mais rápidas (54,8%) e automação de decisões operacionais (53,6%).
“Investir em tecnologia no Brasil é um desafio por ser um setor que está em constante descoberta, por isso precisa ter coragem para inovar, paciência para aprender e atenção para entender e atender as necessidades do mercado.
É preciso formar um time comprometido e criar soluções que façam sentido para facilitar a rotina das empresas”, finaliza, Pablo.
Sobre Pablo Augusto (Fundador & CEO): Empreendedor nato e fundador da Zappts, Pablo Augusto é o responsável por guiar a visão estratégica e o crescimento da empresa desde sua criação, em 2014. Ao longo da última década, liderou a consolidação da Zappts como referência nacional em consultoria de tecnologia, dados e inteligência artificial, atuando diretamente em projetos transformacionais para grandes empresas.
Conteúdo: Zappts
Leia mais:
Planejamento patrimonial das mulheres: a liberdade de escolher quando desacelerar na carreira