A o9, empresa líder em software que impulsiona modelos de planejamento e tomada de decisão empresarial em mais de 30 verticais da indústria por meio de sua plataforma Digital Brain, baseada em inteligência artificial, anunciou hoje a expansão de sua solução de Gestão de Categorias para o Varejo Alimentar. A solução oferece capacidades de planejamento de última geração para atender à crescente demanda do mercado por decisões comerciais mais conectadas e orientadas por dados.
Os varejistas de alimentos enfrentam mudanças nas expectativas dos consumidores, pressões de preços e sortimentos cada vez mais complexos, ao mesmo tempo em que buscam crescimento rentável. A solução de Gestão de Categorias da o9 para o varejo alimentar conecta o planejamento financeiro de mercadorias, o planejamento de sortimento, o planejamento de preços e promoções e o suporte às negociações com fornecedores em um conjunto integrado de fluxos de trabalho, vinculando essas decisões ao planejamento de demanda e de suprimentos. Essa abordagem permite que os varejistas avaliem estratégias de categoria no contexto de metas financeiras, sinais de demanda e restrições de oferta, ajudando as equipes a compreender trade-offs, alinhar decisões entre áreas e moldar a demanda de forma mais eficaz.
A o9 fornece aos varejistas de alimentos recursos integrados de analytics avançado e inteligência artificial. Cada mudança proposta de preço ou sortimento pode ser avaliada por meio de simulações pré-evento e análises pós-evento para mensurar o impacto comercial. As capacidades de Agentic IA da o9 também apoiam as equipes com recomendações rápidas para aprimorar os planos de categoria e comerciais de acordo com diferentes objetivos de negócio, como crescimento de receita ou maximização de lucro. À medida que equipes distintas trabalham simultaneamente em diferentes aspectos do plano de categoria, a o9 simplifica a colaboração e garante que decisões, insights e premissas fiquem visíveis em toda a organização.
Santiago Garcia-Poveda, Vice-Presidente Sênior de Varejo, Distribuição, Vestuário e Calçados da o9, afirma: “Os varejistas de alimentos querem uma única plataforma que os ajude a decidir o que vender, onde e a que preço, e a entender como essas escolhas impactam as metas financeiras e a execução da cadeia de suprimentos. Historicamente, as decisões de categoria eram tomadas por meio de processos separados, o que dificulta reagir com rapidez ou confiança. Ao conectar as alavancas comerciais em um único fluxo de trabalho e vinculá-las ao planejamento de demanda e suprimentos, capacitamos as equipes a agir mais rápido, fazer melhores trade-offs e moldar a demanda de maneiras que sustentem um crescimento duradouro.”
“A gestão de categorias impacta todas as áreas do negócio de um varejista alimentar, desde o planejamento financeiro e o desenho de sortimento até a precificação e os ajustes durante a temporada”, diz Adam Ben-Yousef, Vice-Presidente Sênior de Revenue Growth Management da o9. “O que estamos vendo hoje entre os varejistas é uma mudança clara em direção à analytics mais avançado e suporte à decisão orientado por IA para gerenciar essa complexidade em escala. Reunir essas decisões em um único ambiente analítico ajuda as equipes a enxergar o quadro completo: o impacto financeiro, as implicações operacionais e os resultados esperados para o consumidor. Isso permite que os varejistas se comprometam com estratégias de categoria com maior confiança em mercados que mudam com mais frequência e rapidez.”