A Plantec, distribuidora referência em energia, segurança eletrônica, comunicação unificada e TI, acaba de firmar parceria estratégica com a DeServ, especialista em segurança da informação e privacidade dos dados. Com o acordo, as mais de 25 mil empresas que revendem soluções Plantec terão a oportunidade de oferecer também serviços de cibersegurança e consultoria para conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Segundo o relatório anual Cost of a Data Breach (CODB), da IBM, o custo médio de uma violação de dados no Brasil atingiu R$7,19 milhões este ano, um aumento de 6,5% em relação a 2024. Os ataques automatizados provocados por bots varrendo a internet em busca de câmeras com senhas padrão ou DVRs desatualizados aumentam as preocupações das empresas com cibersegurança diante das ameaças mais sofisticadas como ransomwares e outras invasões para espionagem.
“A superfície de ataque se expandiu: de câmeras IP a roteadores, qualquer dispositivo conectado pode ser a porta de entrada de um ataque. Queremos que nossas revendas estejam preparadas para entregar projetos já blindados contra ameaças digitais”, explica o Diretor de Marketing e Comercial da Plantec, Ricardo Torres.
Para os integradores, a parceria oferece um modelo pronto de entrada no mercado de segurança cibernética, sem necessidade de investimento inicial pesado ou equipe dedicada.
“A ideia é aproveitar uma sinergia que une o alcance e o relacionamento da Plantec e suas revendas com a especialização da DeServ. Serão geradas receitas adicionais recorrentes para as revendas que poderão entregar projetos já preparados contra ameaças aos golpes digitais”, afirma. A Plantec trabalha com mais de 50 fabricantes parceiros, oferecendo mais de 5 mil itens prontos para entrega em todo o Brasil.
Para o CEO da Deserv, Thiago Guedes, a maior preocupação das empresas com as ameaças cibernéticas representa uma oportunidade de negócios significativamente atrativa para as revendas. “Segurança cibernética virou prioridade estratégica para empresas de todos os portes. O integrador que agregar essa camada de proteção fideliza clientes e amplia sua receita em um mercado que não para de crescer”, afirma.
Os serviços da DeServ incluem monitoramento, defesa contra incidentes, testes de invasão e auditorias, além de adequação a normas como LGPD e ISO 27001. O modelo comercial prevê remuneração recorrente para as revendas e para a Plantec, enquanto o cliente mantiver o contrato.
“Se trata de construir fluxos de receita mais previsíveis, complementando as vendas pontuais de produtos. Cada projeto de consultoria, contrato de serviço gerenciado ou pacote de treinamento vendido graças a uma indicação gera um percentual de remuneração para a revenda bem como para a Plantec, que coordena a parceria”, explica Guedes.